(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Portal do Conhecimento é ferramenta de potencialização do aprendizado para nativos digitais

  • Material didático virtual inédito da Escola Portal apresenta uma metodologia ativa e personalizada de ensino-aprendizagem.

 

Usar a tecnologia como meio de potencializar o processo de ensinoaprendizagem é algo que já faz parte da metodologia da Escola Portal. Contudo, a escola vem desenvolvendo, há anos, um recurso didático, diferente de tudo o que existe nesse segmento.

O Portal do Conhecimento, como é chamado, vem sendo pensado desde 2016 e recebendo aprimoramentos a cada ano. Livros digitais são desenvolvidos pelos educadores e profissionais da Escola Portal, sempre alinhados à proposta pedagógica inovadora que a instituição oferece. 

“Nos dias atuais sabemos o quanto é importante aliar a tecnologia ao aprendizado. Cuidar do convívio com a tecnologia, ter respeito pela velocidade da aprendizagem de cada um e utilizar jogos como verdadeiras ferramentas pedagógicas são características marcantes desse trabalho inovador, criativo, pioneiro e autoral.” comenta Élide Martins Rodrigues, diretora da Escola Portal.

Atualmente, o conteúdo é voltado para as turmas do Ensino Fundamental I e séries iniciais do Ensino Fundamental II e propõe a interligação de disciplinas, conectando os conhecimentos das diversas áreas. Por ser um material desenvolvido pelos próprios professores e colaboradores da escola, não é uma produção estática, sendo editada e atualizada sempre que necessário para atender as demandas de aprendizagem dos alunos, assim como para dialogar com o que é de interesse de cada um, individualmente. “Para exemplificar, quando um livro apresenta um determinado assunto e, dentro daquele tema, surgem curiosidades, oportunizamos o desdobramento para novos projetos e pesquisas de interesse de cada grupo. Nós podemos revisitar o material e adequá-lo de maneira que atenda as necessidades de todos os alunos.”, comenta Élide.

O projeto, completa a diretora, foi planejado levando em consideração as competências e habilidades das crianças do século XXI, que são nativas digitais e tem como prioridade o trabalho colaborativo e interações humanas. Assim, a junção entre a tecnologia e o aprendizado faz com que a experiência de adquirir conhecimento seja única, mantendo-se sempre de acordo com os fundamentos pedagógicos da escola e atendendo as diretrizes do Ministério da Educação, segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Dessa forma, a utilização da tecnologia está alinhada com um propósito pedagógico.

O Portal do Conhecimento tem como foco aprimorar a relação que o indivíduo estabelece com sua aprendizagem, sendo um material que valoriza e potencializa o desenvolvimento de atitudes, do raciocínio com autonomia e da construção de novos conceitos e, por seu caráter personalizado, permite que as habilidades individuais sejam alavancadas e melhor desenvolvidas, respeitando o tempo e as particularidades de cada aluno. “Os livros trazem uma estratégia de inovação na relação entre a criança e seu processo de aprendizagem, fazendo com que o aluno passe a ter um papel ativo nesse processo. Por ser um material interativo, cada aluno tem a possibilidade de acessar aquele conteúdo quantas vezes julgar necessário e da forma que lhe for mais proveitoso.”, acrescenta Élide. 

Gamificação do aprendizado

Para o desenvolvimento do conteúdo, as equipes de design e programação da Escola Portal baseiam-se nas etapas pedagógicas adotadas pelos professores, para, somente então, transformar esse material em um game, linguagem mais usual e interessante para os alunos. Somado a isso, é desenvolvida também uma avaliação processual de cada estudante, com base nas atividades propostas, que medem o desempenho de cada aluno e do grupo. “Então, além de poder avaliar o desempenho de cada aluno, é possível propor ferramentas para ajudar no desenvolvimento individual, possibilitando que o professor olhe muito atentamente cada aluno e faça as intervenções necessárias.”, pontua Élide.

 

Mais informações sobre esse e outros diferenciais da Escola Portal podem ser encontradas pelo site: www.escolaportalsorocaba.com.br ou pelas redes sociais: Instagram (@escola.portal) e Facebook (/Escola.Portal). A Escola Portal fica localizada na Rua Romeu do Nascimento, 777, no Jardim Portal da Colina, telefone: (15) 3331-7200.

Projeto “Camiseta do Bem” da Escola Portal, Reserva INK e Gerando Falcões promove solidariedade e estímulo à igualdade social

Projeto “Camiseta do Bem” da Escola Portal, Reserva INK e Gerando Falcões promove solidariedade e estímulo à...

Leia Mais

Atividades lúdicas potencializam Ensino Bilíngue

Atividades lúdicas potencializam Ensino Bilíngue Alunos da Escola Portal, de Sorocaba (SP), aprendem o novo idioma durante a...

Leia Mais

Metodologia de ensino maker é um diferencial no processo de aprendizagem dos alunos

Escola Portal traz o “Projeto Maker” com espaço destinado a criações e desenvolvimento de projetos, além...

Leia Mais