(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Profissionais da saúde do HES que atuam na linha de frente no combate à COVID-19 recebem homenagem do Marco da Paz

  • Reconhecimento é entregue a pessoas e instituições que se destacam pela sua atuação no trabalho de ação social e pela construção da cultura da paz; três profissionais do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) foram escolhidos para representar o corpo clínico da instituição nessa homenagem.

Há três anos em Sorocaba, o Monumento Marco da Paz homenageia instituições e pessoas que se destacam pela sua atuação no trabalho de ação social e pela construção da cultura da paz. As homenagens são feitas pela Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), responsável por esse trabalho na cidade.

Os profissionais do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) receberam réplicas do “Marco da Paz” e certificados de “mensageiros da paz” das mãos do presidente da ACSO, Sr. Sérgio Reze. “A forma que nós entendemos como válida para demonstrar nosso reconhecimento e nossa gratidão foi a entrega do ‘Marco da Paz’ para a instituição. É uma forma simbólica de homenagear toda a equipe do HES, um agradecimento pelos serviços prestados, pela dedicação de todos para combater esse mal que assola o mundo”, elucidou Reze.

Além dele, também estiveram presentes na ocasião as diretoras da ACSO, Denise Baptistella e Leila Rovella. Os escolhidos para representar a equipe do HES foram o superintendente Marcello Burattini, Dra. Paola Renata Brandão Canineu Bizar, médica geriatra e a enfermeira Silvana Paes de Oliveira.

Para o superintendente do HES, receber essa homenagem em 2020 é ainda mais especial, pois a instituição alcançou um marco expressivo neste ano, seus 85 anos de existência. “Para o HES, é uma honra receber essa homenagem. Completamos 85 anos de trabalho e de envolvimento com a comunidade de Sorocaba. É um reconhecimento muito importante para nossa equipe, que se dedicou e se dedica muito ao combate dessa enfermidade que assola o mundo. E, certamente, a Dra. Paola e a enfermeira Silvana representaram muito bem o nosso corpo clínico”, enfatizou Burattini.

São meses a fio que a equipe do hospital trabalha incansavelmente para combater o vírus e salvar vidas e toda essa dedicação vem sendo reconhecida e, agora, eternizada. “Eu me senti muito honrada em poder representar a equipe nessa homenagem. É o reconhecimento do nosso trabalho. Somos anônimos em uma batalha muito dura, contra um vírus que não enxergamos, mas vemos o estrago que ele é capaz de causar, não somente nos pacientes, mas também nas famílias e na sociedade de modo geral. É um trabalho muito árduo, pesado, que não envolve somente as questões técnicas do tratamento em si, mas inclui o cuidado com o ser humano, de alguém fragilizado e de toda uma família que tem uma expectativa. Exige um preparo físico, intelectual, para tratar da melhor forma, seguindo os protocolos, mas também um preparo emocional de lidar com a dor, com o sofrimento. Temos as recompensas. São mais casos que deram certo, de pessoas curadas e famílias reestabelecidas. Então, principalmente neste momento, essa homenagem significa muito para todos nós, do Hospital Evangélico de Sorocaba”, comenta Dra. Paola, médica geriatra que atende no HES.

A enfermeira Silvana se diz satisfeita e grata em receber essa manifestação, mas faz um apelo à população, em relação aos cuidados com o vírus. “É muito gratificante, mas eu gostaria de frisar que essa homenagem veio de um momento difícil, que não passou ainda. Estamos em meio a uma pandemia. Sou grata por fazer parte desta equipe e ajudar como posso, mas que a população se cuide, evite aglomerações, use máscara, respeite o distanciamento social e, juntos, iremos vencer mais essa adversidade”, alertou.

“Marco da Paz”

Idealizado pelo ítalo-brasileiro Gaetano Brancati Luigi, que vivenciou a 2ª Guerra Mundial, o “Marco da Paz” é um monumento único do gênero. Foi criado, dentre outras missões, para inspirar a humanidade sobre a importância da cultura da paz, passando uma mensagem positiva para que as próximas gerações busquem um mundo melhor.

O monumento é uma estrutura formada por um arco com pedras claras, uma pomba artificial, a inscrição “PAX” (paz, em Latim) e um sino de cobre, em que está gravada a sigla da “paz pela união dos povos”.

Essa iniciativa conta com mais de 30 monumentos espalhados pelo mundo, com o objetivo de disseminar a cultura da paz. Além desses, existem ainda aqueles que estão sendo construídos em diversos países.  

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.hospitalevangelico.org.br.

O Pronto Atendimento do Hospital Evangélico de Sorocaba está localizado na Rua Imperatriz Leopoldina, nº 136, enquanto o Ambulatório fica situado no nº 60 da mesma rua, no bairro Vila Jardini. Agendamentos de consultas e exames podem ser realizados pelo telefone: (15) 2101-6600 – ramal 1 ou WhatsApp: (15) 98132-0643.

 

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais