(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Saiba quais sinais podem indicar infarto agudo do miocárdio

Médico cardiologista explica que a dor no peito é o sinal mais conhecido da doença cardiovascular, mas outros sintomas devem ser observados. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Dentre essas doenças, o infarto agudo do miocárdio, conhecido como ataque cardíaco, é um dos mais prejudiciais à saúde. Dados do Ministério da Saúde alertam que, no Brasil, 300 mil pessoas sofrem infarto ao ano, sendo fatal em 30% dos casos.

Dr. Luiz Castanho, médico cardiologista e coordenador da equipe de Cardiologia do Hospital Evangélico de Sorocaba, explica que, antes do ataque cardíaco, o corpo dá sinais que podem ajudar na identificação do problema, tais como: dificuldade para respirar, dor no peito, dormência e formigamento no braço esquerdo, palidez e suor frio, náusea e vômito, falta de ar e palpitação cardíaca. Entretanto, em algumas situações, o paciente pode não apresentar sintomas. “A dor no peito é o sinal mais conhecido, porém, é preciso estar atento aos indícios que não são tão observados”, adverte.

O infarto ocorre quando as artérias coronárias são obstruídas, impossibilitando a circulação sanguínea até o coração e provocando necrose no músculo cardíaco (miocárdio). A obstrução dos vasos é, na maioria das vezes, decorrente da aterosclerose, que é o acúmulo de colesterol no sangue. “As placas de gordura no interior dos vasos do coração se rompem e formam trombos ou coágulos, que impedem a passagem de sangue”, esclarece o especialista.

Segundo Dr. Castanho, obesidade e sedentarismo, hipertensão, diabetes, tabagismo, dependência química, estresse e alcoolismo são fatores de risco modificáveis que aumentam as chances de desenvolver a doença cardiovascular. “A melhor forma de prevenção é a adoção de hábitos saudáveis, que auxilia no controle desses fatores”, pontua.

O infarto, também, pode acontecer em homens de qualquer idade, sendo que a maior prevalência é acima de 45 anos, mulheres no período de menopausa e pessoas com histórico familiar de problemas cardíacos. “Nesses casos, é necessário o acompanhamento de cardiologistas, e a realização de exames periódicos”.

O médico cardiologista do Hospital Evangélico de Sorocaba, elucida, ainda, que é possível sofrer ataque cardíaco mais de uma vez. “Quem já manifestou o problema cardiovascular deve redobrar os cuidados com a saúde e, sob orientação médica especializada, utilizar medicamentos específicos”. Além disso, o atendimento rápido e efetivo às vítimas é essencial para a redução da mortalidade e de danos permanentes ao coração. “Se diagnosticado em até duas horas, o paciente tem mais chances de sobrevivência e menor risco de sequelas”, frisa o especialista. 

O Hospital Evangélico de Sorocaba conta com exames que auxiliam no diagnóstico de doenças cardiovasculares, como teste ergométrico, ecocardiograma, Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), eletrocardiograma e angiografias. Outras informações podem ser obtidas pelo site: hospitalevangelico.org.br ou pelo telefone: (15) 2101-6600.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais