(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Setembro amarelo: mês de prevenção ao suicídio tem atividade em Sorocaba

Conscientização e tratamento das doenças mentais são a principal forma de evitar o mal;

médica especialista em psiquiatria da Ápice Medicina Integrada falará sobre o assunto em encontro gratuito no sábado (01/09), às 15h, na Decathlon Sorocaba.

Os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde sobre o suicídio revelam que houve crescimento no número de casos, sendo, atualmente, a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. Outro dado, da Organização Mundial da Saúde, estima que 9, em cada 10 casos, poderiam ser prevenidos.

Para trabalhar a prevenção do suicídio, em 2015, foi lançada no Brasil a campanha “Setembro Amarelo”. A iniciativa foi do Centro de Valorização da Vida, (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Mundialmente, a data é lembrada em 10 de setembro.

Dra. Ana Paula Ribeiro, médica com especialização em psiquiatria da clínica Ápice Medicina Integrada, de Sorocaba (SP), fala sobre o perfil das vítimas de suicídio. “Quase 80% dos casos de suicídio envolvem homens. Destes, mais da metade são solteiros, viúvos ou divorciados, o que indica que os problemas familiares são os principais motivos que levam ao suicídio. Normalmente, essas pessoas padecem pela perda de um ente querido ou vivenciam muitas brigas, sofrem com o desemprego e demais questões que causam abalo psicológico e evoluem para a depressão”, explica a especialista.

A falta de informação e o preconceito contribuem para a negligência e a ausência de tratamento dos problemas psicológicos, que podem levar ao suicídio. “Muitas vezes, os familiares não percebem que a pessoa se encontra em um momento difícil e não buscam ajuda, ficando surpresos quando o suicídio acontece, pois não souberam identificar os sinais da depressão grave, como tristeza e isolamento excessivo, mudanças de comportamento e ameaças suicidas”, afirma a médica.

E, para falar mais sobre o assunto, conscientizar quanto à prevenção do suicídio e também sobre a importância do tratamento adequado das doenças psicológicas, Dra. Ana Paula estará no sábado (01/09), às 15h, na Decathlon Sorocaba, conduzindo um encontro aberto ao público, com entrada gratuita. A iniciativa é uma parceria da clínica Ápice Medicina Integrada com a loja de esportes, para promover saúde e qualidade de vida.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202, pelo site: apice.med.br ou pelo Facebook: facebook.com/apicemedicinasorocaba. A Decathlon Sorocaba fica na Avenida Comendador Pereira Inácio, 2.480, Jardim Emília, em Sorocaba/SP.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais