(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Setor audiovisual gera R$ 2,13 bilhões para a economia brasileira

  • Mercado audiovisual contribuiu com 0,46% do PIB brasileiro; faculdade ESAMC Sorocaba oferece curso de graduação tecnológica na área.

Em um evento do Fundo Setorial Audiovisual (FSA) realizado ano passado, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, destacou o quanto a participação da indústria audiovisual é importante para a economia brasileira.

Levantamento feito pelo Ministério da Cultura aponta que o mercado audiovisual tem participação de 0,46% no Produto Interno Bruto (PIB), além de arrecadamento anual no valor de R$ 2,13 bilhões, somente com impostos diretos. Ainda, com um crescimento de 9%, ao ano, o setor é responsável pelo emprego direto de 94.972 pessoas e outros 240.972 indiretos em 6.560 estabelecimentos.

Com o surgimento das novas formas de distribuição de conteúdo por meio de canais abertos e virtuais de comunicação, esse segmento só tende a crescer nos próximos anos e as empresas estão cada vez mais exigentes quanto às produções de vídeo, bem como às imagens em alta definição e qualidade de áudio.

Pensando em quem deseja se preparar para atuar nesse ramo promissor, a faculdade ESAMC Sorocaba lançou o curso de Graduação Tecnológica em Produção Audiovisual, que tem como objetivo formar profissionais capacitados para desempenhar as funções exigidas, além de prontos para o mercado de trabalho.

O curso possui duração de dois anos e capacita os alunos no domínio técnico das ferramentas utilizadas nos estúdios de rádio, televisão, cinema, agências de publicidade, empresas que desenvolvem sites e conteúdo para internet, agências de comunicação integrada e produtoras, além de habilitá-los para a criação de roteiros e edições de vídeo.

Elson Yabiku, professor e coordenador da Graduação Tecnológica em Produção Audiovisual da ESAMC Sorocaba, destaca a expansão desse setor na cidade. “O mercado audiovisual é um dos mais concorridos, sendo que os profissionais buscam aprimorar suas habilidades técnicas nos ramos de atuação. Em Sorocaba, as produtoras de vídeo estão se destacando e expandindo seus negócios para outros municípios, como Campinas e São Paulo”, comenta.

O coordenador frisa, ainda, que, mesmo antes de formados, muitos estudantes da área já estão empregados em produtoras da cidade. “Com o ritmo frenético da evolução tecnológica, a missão do curso é formar profissionais capacitados, completos e líderes bem-sucedidos”, conclui.

O curso de Graduação Tecnológica em Produção Audiovisual é oferecido nas duas unidades da ESAMC Sorocaba: Centro, que fica na Rua da Penha, nº 1.181 e Campolim, localizada na Rua Romeu do Nascimento, 777. Outras informações e inscrições, pelo telefone: (15) 3332 - 9901 ou site: www.esamc.br.

Tulip Inn Sorocaba apoia evento em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

Promovido pelo Ciesp e Senai em Sorocaba, encontro contará com palestra da empresária Patrícia Dias, que é diretora...

Leia Mais

Tulip Inn Sorocaba se prepara para receber viajantes do Lollapalooza

Hotel do interior paulista é uma ótima opção para ajudar a fugir do trânsito da capital e a encontrar preços...

Leia Mais

Coworking: espaço de trabalho compartilhado reduz custos, atrai novos contatos e ajuda economia local

Ambiente é ideal para promover interação e networking entre empresas e profissionais autônomos; conheça a nova sala...

Leia Mais