(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Você sabe o que significa a cor do xixi?

  • Doenças e uso de medicamentos podem mudar a coloração da urina; médicos urologistas ensinam a ficar atento, identificar as principais alterações e procurar ajuda na hora certa.

Você olha para o seu xixi? Ficar atento à urina é importante, pois a coloração ou odor desta secreção tem muito a dizer sobre a nossa condição de saúde. Alguns tipos de medicamentos ou alimentos que consumimos podem causar alterações nas características do líquido. Em outros casos, a mudança ocorre por conta de alguma doença, o que exige cuidados médicos.

E para falar sobre o assunto, os médicos urologistas Dr. Guilherme Valentim e Dr. Marcelo Jurado, da clínica Ápice Medicina Integrada, de Sorocaba (SP), elencaram as principais alterações na cor da urina e o que as causa.

Amarela

A urina amarela clara ou quase transparente é a urina normal. A cor é por conta da presença de bilirrulina, substância retirada do organismo pelos rins. Quando a cor amarela está muito escura, pode ser sinal de desidratação e de que é preciso ingerir mais água.

Transparente

Quando ingerimos líquidos em excesso, a urina pode ficar transparente, o que acontece ao ingerir bebidas em uma festa, por exemplo. Quando o quadro é persistente, é preciso ficar atento. Doenças como o diabetes aumentam a sede e, consequentemente, o volume de urina, que fica transparente.

Vermelha

A urina na cor vermelha, também chamada de hematúria, indica a presença de sangue na urina, o que pode significar uma infecção renal, pedras nos rins ou suspeita de tumores na bexiga ou no trato urinário superior. Possivelmente o quadro acompanha febre e dor ao urinar. Nesse caso, é importante a visita ao urologista para confirmação da hematúria e investigação de todo o trato urinário. Em alguns casos, o consumo de alimentos como a beterraba podem avermelhar o xixi, o que não causa prejuízos à saúde.

Esbranquiçada

Urina turva, esbranquiçada, pode significar infecções graves, no entanto, somente o médico pode chegar ao diagnóstico correto, com base nos exames solicitados.

Urina verde

Alguns medicamentos como os antiparasitários a base de Nitazoxanida podem deixar a urina verde, assim como certos tipos de contraste utilizados em exames de imagem. Caso o problema não desapareça alguns dias após o término do tratamento, procure um médico para investigar as causas e, se necessário, solicitar exames e atuar no combate ao problema.

Eventualmente a urina pode apresentar outras colorações, devido ao uso de algumas medicações auxiliares, utilizadas no tratamento da infecção urinária aguda, que pode deixar a secreção azulada ou vermelho-alaranjada dependendo da substância.

A dica, válida para todos os casos, é sempre procurar um médico ao notar alguma alteração que fuja do comum, que é a urina amarela em tons amarelados ou transparente.

Uma outra dica é, ao construir, optar por louças sanitárias na cor branca, o que facilita a visualização de alterações na urina ou nas fezes. Estar atento a estes detalhes é importante para identificar problemas de saúde em estágio inicial e procurar ajuda a tempo de realizar o tratamento correto. Também é indispensável beber bastante água e consultar um médico regularmente.

A Ápice Medicina Integrada fica localizada na Rua Eulália Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202, pelo site: apice.med.br ou pelo Facebook: facebook.com/apicemedicinasorocaba.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais